Resolvi escrever este texto sobre usos e costumes para expor apenas o que a biblia diz a respeito deste assunto.
Usos e Costumes
Pr Lucas ieq santo amaro
Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os corrompidos e descrentes. Antes a sua mente como a sua consciência está contaminada. Tito 1:15
Antes de falarmos em usos e costumes, devemos deixar claro e bem definido, que o tema não tem nenhuma ligação às doutrinas bíblicas e ordenanças que o Senhor nos deu.
As ordenanças (Batismo Mateus 28:19 e Ceia do Senhor I Coríntios 11:24-26) são importantes para o plano da salvação, os usos e costumes, não contribuem em absolutamente nada para a santificação, muita menos para a nossa salvação.
Não podemos também, deixar de fazer uso da Hermenêutica e Exegese, para compreendermos acerca deste tema.
Não queremos ainda condenar igrejas que tem usos e costumes como parâmetro para santificação e salvação, e sim, mostrar à luz da Palavra de Deus, o verdadeiro sentido da palavra costume.
Vale ressaltar, que assim como respeitamos os costumes de outras denominações, raças, tribos e nações, contamos com o respeito dos mesmos, tendo em vista que estas diferenças não podem interferir em nossa união, muito menos interferem no plano da salvação.
(Observar datas, história, geografia, cultura, raça, política, leis, semântica, etimologia etc).
Entre tantos costumes que existem nas igrejas, queremos abordar apenas alguns que são mais praticados. Vale ressaltar que na maioria dos casos o assunto está ligado ao legalismo.
Algumas pessoas (igrejas) têm seus costumes como fatores primordiais para a santificação e salvação; Quem não tem as mesmas práticas que eles, certamente são discriminados, não vivem uma vida santa, que agrade a Deus e estão excluídos do plano da salvação.
Suas regras são mais importantes do que a graça e a própria Palavra de Deus.
Ignoram a busca do conhecimento, conseqüentemente desconhecem teologia, hermenêutica e exegese.
Muitos vivem ainda apenas sobre o domínio de revelações, que muitas vezes são equivocadas entre uma e outra mais parecendo uma pessoa que sofre de Esquizofrenia, desprezando assim, a busca do conhecimento nas Santas Escrituras, tendo em vista que a espiritualidade deve estar aliada ao conhecimento. (Col. 2:18).
Por este motivo, vemos crescendo o número de seitas e heresias que contribuem cada vez mais para a perdição e escravidão do homem. (João 8:32 e 36) Deus nos ensina a crescer na graça e no conhecimento. (II Pedro 3:17-18)
A Palavra de Deus nos dá inúmeras referências acerca da busca do conhecimento. Vejamos algumas: Gênesis 2:9 Sabemos que Deus plantou no Jardim do Éden a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal(Se o fruto era maca não sei, mais que deu um tremendo de um abacaxi isso sem duvida). Deus deu a possibilidade do conhecimento ao homem, porém o homem pode usá-lo para o bem ou para o mal.
Entre tantos exemplos podemos destacar o de Albert Einstein, grande cientista que usou seu conhecimento para criar a energia nuclear como benefício ao homem, no entanto o próprio homem usou-a como bomba para promover o mal.
Citamos ainda Santos Dumont, inventor de um dos maiores meios de transporte do mundo, para o progresso e benefício da humanidade, porém este grande invento é também usado para destruição como forte arma de guerra.
Observamos com isso que o homem tem liberdade para usar seu conhecimento, tanto para o bem como para a destruição.
A Palavra de Deus nos diz em Provérbios 3:13-15 que é Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria, e o homem que adquire conhecimento, pois é mais proveitosa do que a prata, e dá mais lucro do que o ouro.
Mais preciosa é do que os rubis; tudo o que podes desejar não se compara a ela.
Claro que este conhecimento deve ser buscado no Senhor e com a finalidade de promover Paz, amor e liberdade.
A Palavra de Deus nos dá esta conselho : Aceitai a minha instrução. E não a prata, e o conhecimento, antes do ouro escolhido, pois melhor é a sabedoria do que os rubis, e de tudo o que se deseja nada lhe pode comparar.
Eu,a sabedoria, habito com a prudência; eu possuo conhecimento e discrição.
O temor do Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho, a arrogância, o mal caminho, e a boca perversa. Provérbios 8:10-13
Por outro lado nos mostra também que o seu povo perece por falta de conhecimento. Oséias 4:6
Quando crescemos na graça, buscando ao Senhor e adquirindo conhecimento, fazemos a nossa parte, obedecemos ao Senhor e o Espírito Santo nos ajuda a compreendermos a sua tão preciosa Palavra, mas é necessário buscarmos esse conhecimento. Veja : Provérbios 13:13-16
Quando buscamos conhecimento no Senhor, Ele nos dá Sabedoria para entendermos sem dificuldade todas as coisa, inclusive assuntos ligados aos usos e costumes, tais como, trajes, adornos e maquiagem, cabelos e o uso do véu, saudações e ósculo santo, alimentos e bebidas, sábados e dias comemorativos, posição para orar, esportes e entretenimentos, bem como televisão, cinema e teatro.
Que possamos através deste resumido ensino, vivermos com alegria a liberdade que o Senhor nos deu, sem culpa, sem medo, com conhecimento, e não dando ocasião à carne. Gálatas 5:13-26.
Trajes:
O traje adequado para homens e mulheres vem desde os primórdios sendo tema de discussão entre os religiosos, vejamos o que diz a Palavra de Deus.
Deuteronômio 22:5, 11 e 12.
A mulher não usará roupas de homem, nem o homem roupa de mulher, pois quem faz tal coisa é abominável ao Senhor teu Deus. V. 11: Não usarás roupa de lã e linho tecidos juntamente. Farás borlas nas quatro bordas do manto com que te cobrires.
Desprezando, épocas, raças, culturas, leis entre tantas outras coisa e até mesmo a graça, os legalistas baseiam-se em apenas um ou dois versículos para criarem suas próprias regras de fé e santificação. Porém ignoram contextos e versículos que não lhe parecem importantes, e de forma equivocada obedecem apenas o que lhe apraz ou se adapta a sua vontade.
Poderíamos falar muito sobre as leis para o povo de Israel, quem não são cumpridas em sua totalidade pelo resto do mundo e isso não interfere no plano da salvação que Senhor traçou para todos os homens, (João 3:16), porém vamos nos ater apenas nos assuntos já mencionados.
O texto de Deuteronômio 22:5, fala que a mulher não usará roupa de homem, nem homem usará roupa de mulher, e nós que procuramos obedecer a Deus, não usamos, tendo em vista que sabemos discernir o que é roupa de homem e roupa de mulher.
A Bíblia não especifica em momento algum que calça cumprida é roupa de homem muito menos que vestido é roupa de mulher, mesmo porque levando em conta época, cultura, clima e tantas outras coisas, os homens usavam vestido, o próprio Cristo usava. Veja: Mateus 9:20, 14:36, Marcos 6:56, Lucas 8:44, Algumas traduções dizem Vestes outras manto, porém o original é vestido.
E até os dias de hoje, os vestidos ou túnicas, são ainda usados nas regiões do oriente médio, pois fazem parte da cultura e dos costumes daquele povo. Não se vestem assim os árabes ?
Na Escócia antiga também não é diferente, os escoceses usavam e ainda usam em ocasiões especiais suas saias com muita honra. São saias feitas exclusivamente para homens, não são roupas de mulher, são saias feitas exclusivamente para homens, portanto, roupa de homem.
Assim como os vestidos ou túnicas dos árabes, são feitas exclusivamente para homens, portanto não são roupas de mulher.
Não podemos deixar de levar em conta a cultura, a raça, o clima e tantas outras coisas que são ignoradas pelos legalistas puramente por falta de conhecimento e até de cultura histórica.
Nos dias atuais, não é diferente, existem calças compridas feitas exclusivamente para homens e outras feitas exclusivamente para mulheres, como as pantalonas e jeans de cintura baixa.
Você meu irmão usaria uma calça comprida tipo pantalona, de seda rosa com flores?
Certamente que não, pois é roupa de mulher, fabricada para mulher, porém, calça comprida.
Devemos buscar conhecimento e observar bem os textos para discerni-los bem.
Quando a Palavra de Deus fala em roupa de homem, está falando em roupa fabricada para homem. Quando fala em roupa de mulher, está falando em roupa fabricada para mulher, independente de sua forma.
Se observarmos Deuteronômio 22:11-12 veremos também que não é lícito usar roupa de lã e linho tecidos juntamente. Há! Quantos irmãos e irmãs que se apegam a usos e costumes, que não observam o resto do texto. Por acaso todos usam borlas nas quatro bordas dos mantos? Deut. 22:12
Se quisermos observar a lei, devemos cumpri-la em sua totalidade e nos mínimos detalhes caso contrario não terá valor algum.
Não podemos julgar a santificação de um irmão e o seu nível de vida com Deus, pela roupa que usa, mas pelo testemunho, caráter, fidelidade e comunhão com o Senhor e com seus irmãos. Mateus 23:23-28.
Como falamos anteriormente, somos contra os exageros, é certo que tanto o homem quanto à mulher, devem apresentar-se dignos e decentes perante a sociedade e principalmente perante o Senhor. I Tes. 5:23, porém isso independe do tipo de veste.
Já observamos mulheres nas igrejas com saias longas até os pés, entretanto, a abertura ao lado, chega até as partes intimas causando escândalo e constrangimento seria muito melhor e mais agradável ao Senhor que usassem calças compridas feitas para mulheres.
Sabemos também que existem homens e mulheres que se cobrem dos pés à cabeça, porém seus pensamentos e testemunho são vergonhosos, para esses Jesus Cristo diz:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas negligenciais o mais importante da lei, a justiça, a misericórdia e a fé. Devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas. Condutores cegos! Que coais um mosquito e engolis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e intemperança.Fariseus cegos! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos, e de toda imundícia.Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e iniqüidade.Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?"(Mateus 23:23-28, 33)
Cristo ainda diz em Mateus 6:22-23 – A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas! Palavras duras, mas, verdadeiras.
Meus amados se o nosso interior estiver contaminado, de nada nos adiantará andarmos cobertos dos pés à cabeça, porque o mal está no coração do homem. Veja Marcos 7:21-23.Portanto quanto as veste creio que deu para entender bem.
Adornos e maquiagem:
Este é outro assunto mal interpretado pelos legalistas que defendem seus pontos de vista, e negam-se a buscar conhecimento na Palavra de Deus, baseando-se em um ou dois versículos para formarem sua própria interpretação.
Sabemos que o cristão (homem e mulher) deveriam ser identificados pelo seu testemunho, caráter, mansidão, conhecimento, obediência a Deus e sua Palavra, postura, e entre tantos adjetivos não podemos deixar de lado a APARÊNCIA, no entanto muitos cristãos são identificados pela péssima aparência que tem, principalmente algumas mulheres.
São cabelos mal tratados e despontados, faces descuidadas e mal tratadas, dentes amarelados, descuidados, sem falar no mal hálito, unhas descuidadas e pernas cabeludas, as axilas então ... ??? E tudo isso alegando humildade e desprezo à vaidade, como se Deus desprezasse a aparência e o cuidado não somente com o corpo, mas também com a saúde.
Primeiramente, jamais podemos confundir humildade com miséria e pobreza, muito menos desleixo com simplicidade, e geralmente a má interpretação começa com essas comparações equivocadas.
A Palavra de Deus diz em I Coríntios 6:19-20, Que o nosso corpo é templo do Espírito Santo e que devemos louvar a Deus não somente com o espírito, mas com o corpo também, os quais pertencem a Deus.
Sabemos que não podemos nos apresentar ao Senhor de qualquer forma. O escritor de Hebreus 10:22, diz que devemos nos achegar a Deus com verdadeiro coração, e plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência, e o corpo lavado com água limpa. Como já observamos, antes de qualquer coisa, é necessário coração puro.
Tendo o corpo como santuário do Espírito Santo, é óbvio que este templo deve ser, e estar bem cuidado, ou alguém discorda?
Se tivermos o coração puro (Tito 1:15) e a consciência santa, devemos nos cuidar e nos apresentar bem a Deus, com o melhor e mais belo para Senhor, e isso independe da nossa condição financeira, basta zelo, cuidado, gratidão e amor. I Tes. 4:4 – Romanos 12:1.
Como já dissemos anteriormente, muitos se utilizam de dois ou três versículos isolados e fora de contexto para ensinar inverdades.
Vejamos I Timóteo 2:9 – Quero que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos dispendiosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. Veja ainda I Pedro 3:3-4: "A beleza das esposas não seja o enfeite exterior, como o frisado de cabelo, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus."
No primeiro texto Paulo exorta sobre submissão, deveres e modéstia das mulheres cristãs.
Paulo não fala em momento algum que elas sejam escravas, forçadas e exibicionistas, simplesmente que se coloquem no lugar em que Deus tão carinhosamente lhes colocou como sexo frágil e que não usem de seu poder aquisitivo para humilhar as mais humildes, e isso não significa que elas não possam se arrumar e se enfeitarem para o Senhor e para seus maridos. È tão simples.
O restante do texto diz que as mulheres não devem falar nas igrejas, aprendendo em silêncio. Este texto continua falando em submissão ao homem, e não que ela esteja proibida de trabalhar para o Senhor, como professora da Escola Bíblica, líder das senhoras e como temos visto até, como pastoras. Existem mulheres de Deus trabalhando no mundo inteiro, ganhando almas e desempenhando um trabalho evangelístico que muitos homens não tem desempenhado. Poderíamos citar muitos exemplos, mas um que deixou história foi o de Aimeé Sample Mcpherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, considerada ainda nos dias de hoje como uma das cem personalidades do mundo, e em nenhum momento deixou de ser submissa e humilde.
O texto de Pedro também tem essa conotação, de submissão e humildade. Lembremo-nos sempre, humildade não significa pobreza.
O restante do texto, I Pedro 3:6, diz que Sara chamava Abraão, seu esposo, de senhor, por acaso tem sido esse o tratamento dos legalistas??? É certo que não, portanto, ainda que sem entendimento, baseiam-se apenas em um ou dois versículos que satisfazem seu ignorante raciocínio.
Muitos não usam nenhum ornamento ou maquiagem, pois acham que não agrada a Deus e é vaidade, vejamos o que a Palavra fala sobre vaidade.
Eclesiastes 1:2 e 12:8: "Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades, tudo é vaidade!" Sabemos que Deus é absoluto, ou seja, tudo é tudo e nada é nada.
Quantas pessoas legalistas abominam uma jóia, adornos e até maquiagem dizendo ser vaidade, porém não descartam a aliança o relógio de pulso, o brinco, uma bela roupa ou um belo sapato. A Palavra de Deus está clara e diz: TUDO É VAIDADE, nem por isso pecamos em usar aliança, relógios, brincos, roupas elegantes e sapatos de bom gosto, e ainda alguns cremes para melhorarmos nossa aparência e até nossa saúde, se não fosse a preocupação com nossa saúde e bem estar, muitos não usariam óculos e aparelhos nos dentes, pois TUDO É VAIDADE, e tudo é tudo.Já ouvi casos absurdos, de irmãs que aprendeu que não poderia se depilar, e quando foram passar por uma Ginecologista, passou foi uma tremenda de uma vergonha.E mais uma vez o nome de Jesus foi escandalizado.
Se a mulher for submissa ao seu marido e humilde com o que pode ter, estará em obediência a Deus e poderá adornar-se e cuidar-se A VONTADE, sem culpa e sem pecado.
Há! Quantos casamentos seriam mais felizes se tanto os maridos quanto suas esposa se adornassem lindos e com cuidado com o corpo, em primeiro lugar para Deus e depois para seus cônjuges.
A Palavra de Deus diz em I Cor 10:31: "Portanto, que comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei TUDO para a glória de Deus."
Veja em cânticos dos cânticos a analogia entre Cristo e a Igreja. Formosas são tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os teus colares.
Enfeites de ouro te farão com incrustações de prata. Cantares de Salomão 1:10-11. É claro que as expressões usadas no livro de Cânticos, só podem ser devidamente interpretadas por uma mente espiritual madura e com conhecimento exegético acompanhado de uma bela hermenêutica. Veja ainda Isaías 61:10-11.Observe ainda o texto Gênesis 24 onde Abraão manda que Eliezer, seu servo buscar uma noiva para seu filho Isaque.Quando ele a encontrou colocou um pendente em seu nariz, posseiras...
O importante irmão, é que com adornos, maquiagem, jóias, e trajes, jamais deixemos a humildade e a obediência a Deus, sabendo que tudo que usarmos deverá ser para a glória de Deus.
Claro que não há nenhum mal, nem escândalo algum, no uso de colares, anéis, pulseiras e maquiagem, desde que usado com bom senso, humildade, pureza de coração, e sempre para a glória de Deus. Se não tivermos um coração puro, tudo será pecado. Veja: I Coríntios 2:14-15.
Cabelos e véu:
Estes na minha concepção são os erros mais grotescos que os legalistas cometem, acerca dos cabelos e do uso do véu.
Vejamos I Coríntios 11 – O uso do véu NA IGREJA DE CORINTO.
Existem muitas explicações para o uso do véu na igreja de Corinto, mas queremos nos ater apenas em uma delas.
Sabemos que a cidade de Corinto era uma cidade portuária, ou seja, os viajantes e marinheiros depois de longo tempo no mar, desembarcavam em Corinto para descansar e fazer compras. Como toda cidade portuária, havia ali muitas prostitutas, e os marinheiros depois de tanto tempo no mar procuravam as prostitutas para suas farras.
Para que mulheres sérias não fossem abordadas, as prostitutas tinham uma aparência diferenciada, e eram identificadas facilmente pelos seus cabelos curtos, e os viajantes às identificavam facilmente.
Em suas viagens missionárias, Paulo chegou à Corinto para anunciar o evangelho de Cristo, e muitas prostitutas aceitaram o Senhor Jesus como Salvador, porém, tinham cabelos curtos e embora convertidas, continuavam sendo confundidas com prostitutas, onde muitas delas não resistindo, voltava a vida pregressa anterior.
Procuraram Paulo e o mesmo lhes disse:
É muito simples, enquanto vossos cabelos não crescem, usem véu.
Quando vossos cabelos já estiverem compridos, tirem o véu, pois o cabelo lhes foi dado em lugar de véu. Veja: I Coríntios 11:13-16.
Paulo é enfático em dizer que se alguém quiser ser contencioso, NÓS NÃO TEMOS TAL COSTUME, NEM AS IGREJAS DE DEUS.
Realmente existe um grande erro na interpretação do texto por parte dos legalistas que desconhecem história, cultura, geografia e tantas outras coisas necessárias para se compreender a Bíblia.
Veja ainda o texto de II Coríntios 3:12-18. O texto fala sobre os ministros da nova aliança em Cristo, e da ousadia que temos em falar de Cristo e da liberdade que o Senhor nos deu para buscarmos sua presença. Nos tempos de Moisés havia uma certa distância entre os homens e o Senhor, um véu que nos separava, com a vitória de Cristo, rasgou-se o véu e temos total acesso ao Pai, sem culpa, sem receio e sem véu, em todos os aspectos. Onde o Espírito do Senhor está, ai à LIBERDADE.
Esta liberdade que Cristo conquistou para nós vai além dos costumes e da história. Hoje podemos ter cabelos curtos ou compridos sem que isso nos seja desonroso, claro que sempre dentro da decência e higiene e bom senso.
A Palavra de Deus diz em I Coríntios 11:15 que é honroso para a mulher ter cabelos compridos. Algumas raças têm seus cabelos curtos por natureza, vejamos as mulheres negras, e africanas que tem seus cabelos pixains, que são curtos por natureza, estarão fora do plano da salvação por esse motivo? Claro que não.
Sabemos que se deixarem seus cabelos crescerem crescerão para cima e não para baixo, logo não serão compridos e sim altos.(Black Power)
E às mulheres que se submetem à quimioterapia? Como sabemos este tratamento faz cair os cabelos, estas mulheres carecas perderão sua salvação por este motivo?
Veja com entendimento Colossenses 2.
Todas essas coisas estão fadadas ao desaparecimento pelo uso, porque são baseadas em preceitos e ensinamentos dos homens. Tem na verdade, aparência de sabedoria, em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum contra a satisfação da carne.
Entretenimento:
Muito embora o que já estudamos até aqui, acreditamos que seja suficiente para abrir nossas mentes e mostrar-nos a liberdade que o Senhor nos deu, queremos ainda falar sobre entretenimento e estabelecimentos que podemos freqüentar sem problema algum.
Como já citamos anteriormente, a Palavra de Deus diz que o mundo jaz no maligno e que o príncipe deste mundo se aproxima. I João 5:19 – João 14:30
Porém, nós, os filhos de Deus, não pecamos em morar aqui.
Existem várias questões que ainda trazem dúvidas aos filhos de Deus, tais como: O cristão pode assistir uma partida de futebol no estádio? Pode ir ao cinema, ao teatro ou assistir televisão?
O ser humano absorve tudo o que aos seus olhos parece certo ou correto e refuta tudo o que seu ponto de vista condena. Respeitamos o ponto de vista de cada indivíduo, mas teologicamente, as coisas devem ser estudadas e melhor compreendidas.
Vejamos alguns aspectos que devem ser observados.
Os que condenam os cristãos de freqüentarem alguns lugares condenam porque na sua concepção, simplesmente é pecado e ponto final. Foram ensinados assim, mas não tem argumentos para refutar biblicamente.
Outros condenam, porque alegam que o ambiente não é adequado para os filhos Deus. Dizem que o local acomoda pessoas que vivem na prática do pecado e não podemos nos contaminar com eles.
Outros ainda condenam, porque o que acontece no local é pecado, ou seja, o local é usado para práticas pecaminosas.
Por mais que se pareçam, são três situações diferentes que analisaremos uma a uma.
Na primeira situação observamos pessoas que condenam e ponto.
Como dissemos, foram ensinadas assim e não se interessam em conhecer as verdades que podem mudar suas vida e conseqüentemente trazer-lhes conflitos. – Eu fui ensinado assim desde o berço e agora alguém me prova que não é bem assim, eu não aceito.Eu chamo de tabu religioso.Vem o conflito, a frustração e o questionamento:
O que mais eu vou descobrir e que é contrário ao que me foi ensinado?
Será que eu poderia ter sido mais feliz, mais livre esses anos todos, sem culpa, sem pecado e sem juízo?
Muitos se negam à liberdade, fechou-se em “seu mundo“, não querendo enxergar a verdade e se recusam a serem felizes, ”pois até a felicidade não agrada a Deus“.Parece até que estão servindo um Deus que mais parece um policial celeste, do que um Deus de amor e paz.
E infelizmente por falta de conhecimento e até de libertação genuína, conhecemos muitos crentes infelizes e frustrados, achando que esta infelicidade e tristeza são sinônimos de santificação e salvação.
Os que condenam porque alegam ser ambiente que acomodam pessoas pecadoras, cometem um equivoco ainda maior.
Já sabemos que o mundo jaz no maligno e que tudo é vaidade, voltamos a dizer com base na Palavra de Deus, que não pecamos por morar aqui, e nem cometemos pecado por que queremos nos entreter.
Nas ruas, no supermercado, na padaria, no açougue, no clube e na praia, também existem pessoas que vivem na prática do pecado, por este motivo, também não poderemos mais fazer compras ou levarmos a família na praia, porque lá se reúnem pessoas pecadoras?
É claro que podemos, como já aprendemos, o pecado não está no objeto, no produto ou no local e sim no homem. Tito 1:15. Na igreja temos pessoas que serão salvas e outras que perecerão. O Senhor separa os que são seus. Lucas 17:34-36.Chamados de joio e trigo.
Os que condenam, porque estes lugares são usados para a prática do pecado, também estão equivocados.
Insistimos em dizer que o mundo jaz no maligno. Qualquer lugar do mundo pode ser usado para a prática do pecado ou não. Se somos santos, onde pisamos torna-se santo também. Deuteronômio 11:24 – Josué 1:3.
O que dizer dos atletas de Cristo, que não somente vão ao estádio, mas tem-no como local de trabalho, e evangelizam no campo?
E os nossos irmãos artistas que fazem cinema e teatro e tem sido usado por Deus para levarem o evangelho aos que vivem nesse meio?Paulo disse em 1Co 9.22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, a salvação chegar a alguns.Fiz-me fraco mas não sou fraco, fiz-me tolo mas não sou tolo, sem lei mas não sou desordeiro.
Qual é o sentido de nossa vida? Para que fim eu me alimento, ou me visto, ou vou ao mercado.Para pecar, ou para viver e viver para a glória de Deus?
Para que fim era usada minha casa antes de eu ir morar lá? Quem sabe era usada para prostituição, quem sabe era um ponto de tráfico de drogas. Que importa? Agora eu moro lá, o imóvel continua do mesmo jeito, eu, porém, faço a diferença.
No fim de todas as coisas, a casa se tornará em ruínas, eu, porém serei salvo.Mateus 24:2.
Se no campo de futebol, no teatro, no cinema, existem pessoas pecando, o problema é delas. O apostolo Paulo diz aos romanos: Portanto, não nos julguemos mais uns aos outros. Antes seja o vosso propósito não por tropeço ou escândalo ao irmão.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesmo imunda. Mas se alguém a tem por imunda, então para esse é imunda. Romanos 14:13-14
O pecado não está no objeto, no local, no prédio, e sim no indivíduo.
Por outro lado, conhecemos religiosos que pertencem a certas denominações cristãs, mas que depositam sua fé na denominação, no templo e não na pessoa de Jesus Cristo.
Dizem: A única igreja certa é a igreja tal. A do pastor fulano de tal em frente a ... É porta larga.
Só serão salvos os que pertencerem à igreja tal.
O pecado não está no local e sim na pessoa do homem, a salvação não está na denominação, e sim na pessoa de Jesus Cristo.
O mesmo Cristo que se assentava à mesa com cobradores de impostos e pecadores. Mateus 9:10-13.
Mas Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que ninguém se glorie perante Ele. I Coríntios 1:17-19.
Quantas prostitutas vão a igreja? Quantos drogados vão a igreja, quantos demônios caem na igreja, quantos escândalos acontecem nas igrejas? Por esse motivo a igreja deixa de ser santa? Por causa disso o Espírito Santo não desce mais as igrejas?
O Senhor não habita em templos feitos por mãos de homens, mas nós somos templo do Espírito Santo. Atos 17:24 – Romanos cap. 8:9-11.
E os profissionais cristãos da imprensa que por força do ofício, tem que gravar suas reportagens em lugares como terreiros templos pagãos e prostíbulos? Perderão sua salvação por este motivo ou sofrerão algum tipo de retaliação? Não, pois aquele que é nascido de Deus, o diabo não o toca. Aleluia. I João 5:18.
Portanto irmãos que possamos definitivamente viver a liberdade que Jesus conquistou para nós, andando em paz aonde quer que vão, vivendo em paz com todos os homens, e dando graças por tudo que Ele nos dá, sem culpa, sem pecado e sem juízo.Quantas pessoas se preocupam tanto com a calca, cabelo, maquiagem, mas se esquecem de policiar a sua língua.Um órgão tão pequeno que pode até fazer com que você perca a salvação.
Se permanecermos no Senhor, em obediência, santificação e testemunho e buscando conhecimento, com certeza seremos salvos e viveremos muito mais felizes.Você é cabeleireiro para ficar observando o cabelo das irmãs?Você é manicura para ficar regulando as irmãs e até irmãos que passa base nas unhas. Ou alfaiate para ficar preocupado com as saias das irmãs.
A igreja evoluiu e muitas coisas que por falta de conhecimento eram considerados pecados, hoje já não são, pois descobrimos que eram meros costumes. Quantas pessoas foram excluídas das igrejas por terem uma televisão indo para o mundão mesmo, e hoje os mesmo que excluíram essas pessoas tem em suas casas televisão.Como fica isso diante de Deus. Você pode até dizer: A irmão a televisão é do Diabo! Pois eu te digo: a minha que tenho em casa é minha, pois quem pagou foi eu com o meu trabalho, e não o Diabo.
Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus, pois todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os corrompidos e descrentes. Antes a sua consciência estão contaminadas. I Coríntios 10:31 e Tito 1:15.
domingo, 4 de janeiro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)